Apesar de Medellin ser uma cidade que guarda uma história sangrenta dos tempos de guerrilhas, hoje ela é uma cidade com um progresso incrível e admirável. Na minha opinião é um destino imperdível para quem vem para a Colômbia, porque é lindo ver como governo e população lutam por uma cidade melhor. Medellin é uma cidade com ótimo transporte público, gente boa, comida boa, vida noturna incrível e diversas coisas para fazer! Veja nesse artigo tudo sobre Medellin: como chegar, o que fazer, roteiro, onde ficar e mais!
Como ir do Aeroporto até o centro de Medellin?
O Aeroporto Internacional José María Córdova fica a 40 minutos do centro de Medellin, em uma cidade chamada Rio Negro. Existem 3 formas de ir até o centro de Medellin:
Táxi/Uber
O táxi até o centro de Medellin sai por volta de 70.000 pesos. Já o uber fica por volta de 50.000 pesos.
Táxi coletivo
O táxi coletivo é uma ótima opção para quem quer economizar e não se importa em dividir o carro com outras pessoas. O valor da corrida sai 15.000 pesos por pessoa e o motorista deixa perto do Centro Comercial San Diego.
Ônibus coletivo
A opção mais barata para ir para o centro de Medellin é pegando o microônibus na área de desembarque. A viagem custa 10.000 pesos e o ônibus também deixa no Centro Comercial San Diego.
Quantos dias ficar em Medellin?
Medellin é uma cidade grande com muitos atrativos turísticos e uma história de progresso muito impressionante. Por tudo isso eu recomendo ficar no mínimo 4 dias cheios, para poder ver os atrações principais. Considerando que se você puder ficar mais, haverão mais coisas para ver!
Roteiro de 4 dias em Medellin
Sugiro 4 dias na cidade porque é o tempo necessário para ver as atrações que eu considero principais. Um roteiro que eu acho bem legal seria assim:
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
Dia 1: Comuna 13 + Centro
Dia 2: Guatapé
Dia 3: Jardim Botânico + Parque Explora
Dia 4: Parque Arví
Porém como o seu gosto pode ser diferente do meu, sugiro que leia o próximo tópico onde explico um pouco sobre as principais atrações.
Principais atrações de Medellin
Comuna 13
A Comuna 13 foi uma das favelas mais violentas do mundo, em tempos de Pablo Escobar. Muito sangue foi derrubado por lá durante a guerra formada entre grupos guerrilheiros e operações militares. Hoje lindos grafites contam um pouco da história vivida ali para que a história nunca mais se repita, além de ser uma ótima maneira de revitalizar a comunidade.
Além dos grafites, o projeto de revitalização conectou a comuna com a cidade, através da construção de metro, metrocable e escadas rolantes.
O local não está livre de problemas, porém durante o dia é bem tranquilo. Além disso a visita de turistas é super respeitada e milhares de pessoas visitam a Comuna 13 todos os dias.
Para conhecer a Comuna 13 basta pegar o metrô até a estação San Javier e de lá pegar o ônibus 20 de Julio do lado da estação. Porém, eu recomendo ir com um tour, não por ser perigoso, porque não é perigoso, mas porque com guia você pode conhecer melhor a história da Comuna!
Eu fiz o tour com a empresa Top 10 Tours in Medellin e curti bastante porque nosso grupo era de apenas 5 pessoas, então deu para aproveitar muito. O tour custa 60.000 pesos. Outra opção é fazer um Free Walking Tour, que ao final do tour você contribui com o que achar justo, porém os grupos costumam ser maiores.
Guatapé
Guatapé é uma cidade a duas horas de Medellin e um dos principais passeios que tem. Vale muito pena!
Você pode ir de ônibus por tua conta ou fazer um tour. O tour dura o dia todo e o bom dele é que ele passa por 3 pontos de interesse: uma pequena cidade chamada Marinilla, a famosa Piedra del Peñol e a colorida Guatapé. O tour da Top 10 Tours in Medellin sai por 80.000 pesos e inclui transporte, café da manhã, almoço e guia (não inclui a entrada de 18.000 pesos da Piedra del Peñol).
Há quem prefira ir por conta e passar uma noite em Guatapé, mas a cidade é bem pequena e não há muito para ver. Além disso isso a passada na cidade Marinilla até é dispensável, mas na Piedra del Peñol não é. Então teria que ver como ir de Guatapé até lá.
A Piedra del Peñol é uma rocha gigante em que foram construídos degraus para facilitar a subida. São ao todo 659 degraus, o que leva aproximadamente 15 minutos com algumas paradas. A vista de lá é incrível e vale muito a pena.
Já Guatapé foi o ponto principal do passeio para mim! A cidade é a mais colorida da Colômbia e parece uma casinha de boneca. Simplesmente me apaixonei por ela. Existem muitas opções de cafés e lojinhas de souvenir e a cidade é ótima para bater fotos.
Centro
O Centro de Medellin está cheio de coisas interessantes para ver. É uma parte mais histórica da cidade, por isso é interessante fazer um tour guiado para entender melhor sobre a cidade. Eu fiz o Downtown Tour da Capture Colombia, que sai 40.000 pesos e gostei bastante! A guia Sara é um amor de pessoa e tem histórias pessoais para contar sobre os tempos de guerrilha.
Os lugares do centro que eu recomendo conhecer: Parque Botero, Parque Bolivar, Parque San Antonio e Calle Junín.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico é um parque bem gostoso para quem quer passar algumas horinhas relaxando, fazendo um piquenique ou um pequeno tour guiado. Lá dentro tem orquidário, jardim de palmeiras, teatro, área de mariposas, um lago lindo cheio de patos e várias cafeterias.
Parque Explora
O Parque Explora é uma espécie de centro de ciência e tecnologia, além de ter um aquário e um planetário dentro. Através de várias interações super interessantes (de verdade verdadeira) se pode aprender muito sobre ciência, mente, tempo, arte e música. Eu diria que é um local divertido e educativo, que vale muito a pena conhecer e passar uma tarde toda por lá.
O valor do ingresso é 25.500 pesos ou 38.500 pesos se você também quiser conhecer o planetário. O parque fica aberto dás 8h3 às 17h30 de Segunda a Sexta ou das 10h às 18h30 de Sábado, Domingo e feriados.
Parque Arví
O Parque Arví é um parque natural extremamente grande que fica ao norte de Medellin em uma região mais afastada.
Infelizmente não consigo dizer muito sobre o parque, porque quando eu fui estado tudo fechado, inclusive o metrocable. Tive que pegar um ônibus para ir até lá e só descobri esse ônibus porque estava com um amigo que mora lá. Por isso atenção: o Parque Arví fecha para manutenção todo primeiro dia útil da semana. Então por exemplo, quando eu fui tinha sido feriado na Segunda e eu fui na Terça, por isso estava fechado. Apesar disso é possível conhecer o parque, mas as entradas tem que ser meio alternativas, por isso não recomendo.
Para chegar ao Parque Arví você deve pegar o metrô até a estação de Acevedo, fazer baldeação na linha do metrocable K até a estação de Santo Domingo e de lá pegar a linha L até o Cable Arví (5.500 pesos o trecho). Outra opção é pegar o ônibus Trasancoop sentido El Tambo (4.000 pesos o trecho), na rua Córdoba (Carrera 42) com a Colômbia (Calle 50), perto do Teatro Pequeño, no centro de Medellín.
Se você curti parques naturais, leia também sobre o Parque Tayrona na Colombia
Passeios que não fiz, mas você pode fazer:
Tour Don’t say his name
Paraglider
Mountain Bike
Rich Café Tour
Pueblito Paisa
Como se locomover em Medellin?
Dá para chegar em praticamente todos os lugares de Medellin com o metro e metrocable (os dois são conectados). O preço da passagem varia de 2.000 a 3.000 pesos.
Inclusive se você chegar em Medellin pelo terminal rodoviário, estará praticamente dentro do metrô.
Baladas em Medellin
O principal bairro para vida noturna de Medellin é o El Poblado, com diversas opções de baladas e bares.
As ruas mais agitadas estão ao redor do Parque Lleras, que é um charme por si só. São tantas opções que é difícil destacar alguma, mas eu curti bastante o Vintrash Bar.
O que eu curti também da vida noturna de lá é que tem bastante lugar para comer depois que sai da balada. As comidinhas de rua ficam tudo aberta, além disso eu achei bastante seguro caminhar pelas ruas.
O que comer em Medellin?
Medellin é um ótimo lugar para provar a culinária colombiana! Tem muitas opções de comidas e uma oferta enorme de restaurantes e comidas de rua. Minhas sugestões são:
- Bandeja Paisa: basicamente uma mistura de tudo! Haha! Feijão, arroz, torresmo, carne moída, carne de porco, ovo frito, banana, chouriço, arepa e abacate.
- Empada: dispensa apresentações.
- Arepa: massa feita com farinha de milho e com recheios variados.
- Buñuelo: é um bolinho frito com massa de farinha com recheio diversos.
- Antioqueña: é um tipo de arepa, mas com vários ingredientes dentro.
Clima de Medellin
Medellin é conhecida como a cidade da eterna primavera. O tempo lá é ameno, bem diferente da costa da Colômbia e não chega a ser frio como Bogotá, mas é bom levar um casaquinho para passar as noites.
Leia também: O que fazer em Bogotá?
Internet em Medellin
A cidade tem vários pontos de WiFi grátis, basta fazer um simples cadastro com nome, idade, emprego e email. Esse cadastro pode ser usado para se conectar em diferentes pontos da cidade. O tempo máximo de conexão é de 2 horas.
Se você não quiser ficar na mão com internet eu recomendo o EasySim4U, que é um chip internacional com internet ilimitada. Eu sempre uso ele nas minhas viagens e curto muito.
Onde se hospedar em Medellin colombia?
Eu fiquei hospedada no hostel Los Patios e amei demais!
Uma das coisas que mais curti foi a localização. O hostel está no bairro El Poblado, que é bem onde rola o agito da vida noturna, e a 10 minutos da estação de metro Poblado. Além disso o ambiente dele é perfeito para conhecer gente nova e interagir com os outros hóspedes.
O Hostel Los Patios é composto de 2 prédios (ambos com elevador) e os hóspedes têm acesso aos dois. No topo de cada um tem um rooftop com bar e uma vista incrível das montanhas e luzes de Medellin!
Todo dia o hostel tem alguma atividade como pub crawl (grátis, sem bebida) e aula de salsa (grátis).
Há quartos com varandas e banheiro interno, fora que o meu tinha um banheiro feminino e outro masculino! O chuveiro é quente e eu também achei o travesseiro uma delícia. Além disso cada cama tem cortininha, luz, ventilador e tomada.
Além disso tudo o hostel ainda tem uma mini academia, mesa de ping pong e bilhar, espaço para coworking com internet top, sala com Netflix e Playstation e uma horta orgânica (liberada para uso).
Quem vai viajar para a Colômbia não pode deixar de ler San Andrés dicas, o que fazer
E aí viajantes, gostaram das dicas sobre Medellin na Colômbia?
Se ficou alguma dúvida pode me perguntar nos comentários ou se preferir manda uma mensagem direta lá no insta @olhosdeturista que eu respondo rapidinho.
Curtiu as dicas? Então salve o PIN abaixo para guardar esse link!