Após 10 anos de jornada o irlandês Johnny Ward acaba de completar sua turnê por todos os 197 países do mundo. Johnny conta em seu blog como começou essa aventura.
“Deixei a Irlanda em 2006 duro, ensinei inglês na Tailândia e na Coreia, viajei bastante, trabalhei na Austrália, comecei meu blog, monetizei, comecei mais blogs, consegui mais de US$ 1 milhão trabalhando com meu laptop, visitando todos os países do mundo”.
Atualmente o blog dele está repleto de histórias com as suas aventuras e ele também ensina as pessoas a chegarem ao ele chegou. Seguindo o lema “Sonhe grande. Viaje muito. Viva plenamente.” Jhonny diz que se ele pôde fazer isso, você também pode.
O irlandês disse em entrevista ao jornal inglês “The Independent” que se considera uma pessoa imprudente. Com uma média de duas ou três semanas de estadia em cada país, Ward já aprontou bastante e passou por muitos perrengues. Ele já foi hospitalizado em 20 países e foi preso duas vezes.
O caminho até os 197 países do mundo
Há 4 dias após finalmente completar todos os países, Johnny conta ao jornal inglês alguns detalhes sobre sua jornada. Ele explica que deixou a Noruega como último destino por estar próxima da Irlanda. Os dois países anteriores, Arábia Saudita e Iêmen foram os mais difíceis de visitar.
“A Arábia Saudita nem tem visto de turista e eu gastei quase $1000 em papelada e acabei recebendo patrocínio para visitar, quando eu claramente não estava lá a negócios”, relatou Johnny.
Já Iêmen foi ainda mais difícil. Ele levou nove meses para finalmente conseguir entrar, com a ajuda do neto do Rei de Socotra.
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
“O Iêmen está no meio de uma guerra civil completa. Eu tentei e falhei em chegar lá cinco vezes. Por acaso eu acabei encontrando o net20o do Rei de Socotra. Ele subornou oficiais iemenitas e eu acabei em um navio de carga de cimento.”
Como tudo começou
Satisfeito por estar entre as cerca de 100 pessoas que visitaram todos os países do mundo, Johnny comemora. Ele explica que bancou praticamente toda a sua viagem com o que ganhou com os blogs que administra. Atualmente ele expandiu tanto seus negócios que possui sua própria empresa de mídia digital.
Apesar de uma atual vida bem sucedida, a história de Johnny teve um início bem diferente. Johnny nasceu em Galway, foi criado apenas por sua mãe e é de origem pobre. Mas apesar disso, teve uma oportunidade de trabalhar em acampamentos de verão nos Estados Unidos. Foi quando ele foi picado pelo inseto da viagem e nunca mais “se curou”.
O começo de sua viagem ocorreu graças a participação dele em uma experiência médica em que ganhou $2000. Metade do dinheiro ele gastou em um curso de qualificação para ensinar inglês e a outra metade ele gastou em uma passagem para a Tailândia. Com o orçamento diário de $5 por dia, Johhny viajou pelo sudeste Asiático.
Depois disso ele lançou seu blog e seguiu viagem.
Perrengues de Johnny pelo trajeto
Entre seus diversos perrengue Johnny diz que escapar das diversas situações de riscos não foi necessariamente sorte e sim sua positividade.
“Vi um sujeito atirar em Angola quando eu só tinha estado no país durante 20 minutos. Foi horrível.”
Ele também enfrentou baratas e presenciou bombardeios da Al Qaeda em Somália, Mogadíscio.
Além dos perrengues causados por fatores externos, Johnny também passou por uns sufocos que ele mesmo causou. Na tentativa de entrar na Costa do Marfim quando ela estava fechada por conta da Ébola, Johnny foi preso por subornar alguém para ele e um amigo, entrarem ilegalmente na Libéria.
Na segunda tentativa, ele acabou sendo pego novamente.
“Depois de três horas de implorar para que me deixassem ir, eles ligaram para o Chefe de Polícia. Eu carreguei meu blog para mostrar a eles que eu estava tentando visitar todos os países do mundo, e ele amoleceu.”
Os 10 anos fora de casa
Ao ser questionado sobre ter sacrificado o convívio com a família, Johnny conta que tenta sempre passar alguns meses do ano com a família e amigos na Tailândia e no Reino Unido. Ele comprou uma casa em Bangkok onde mora sua namorada. Já a sua mãe já fizer diversas viagens com ele. Inclusive seu novo objetivo é fazer a mãe conhecer 20 países.
Só que não para por aí! Esse muso além de conhecer o mundo todo sem faltar com a família e amigos, conseguir se estabelecer profissionalmente, ele também criou durante suas viagens uma instituição de caridade. A Give Back Give Away está com um projeto de fornecer equipamento escolar e construir um playground para crianças refugiadas na Tailândia.
O que o futuro reserva?
Apesar de Johnny já ter conhecido todos os países do mundo, ele pretende continuar viajando por pelo menos quatro ou seis meses do ano.
“Estou livre financeiramente, e posso trabalhar em qualquer lugar que eu queira.”
A próxima aventura será no final do ano: dar a volta ao mundo em 80 dias.
No final da entrevista Jhonny passa a mensagem para sermos honestos com nós mesmos, focarmos nos nossos objetivos e agarrarmos as oportunidades que surgem.
Uau bela história
Adorei a dica assim que passar está pandemia irei conhecer este paraíso!