Você já reparou que de uns cinco, seis anos para cá os aviões estão com uma espiral no motor do avião? Pois é, a curiosidade de algumas pessoas fez a KLM revelar o mistério e para mim foi uma surpresa boa! Veja o porquê:
A espiral no motor do avião serve de alerta para pessoas e talvez para os pássaros não se aproximarem dela, o que é extremamente perigoso.
Para o homem isso funciona de maneira mais certeira já que a equipe de terra entende que se a espiral está girando é porque o motor está ligado. A espiral aparece como um borrão branco ou se o motor estiver em rotação menor, a visão é de uma espiral girando de modo hipnotizante. Então você me pergunta, mas as pessoas não conseguem ouvir o barulho alto do motor? Embora o som seja alto, quando há vários motores ligados na pista ao mesmo tempo, acaba ficando difícil saber exatamente qual está funcionando e qual não está.
Leia Também: 5 dicas infalíveis para quem tem medo de viajar de avião
E para os pássaros?
No caso dos pássaros, ainda não há comprovação científica que a espiral realmente ajude a evitar colisões. Apesar disso podemos presumir que o movimento da espiral alerte-os para desviar a rota de voo, uma vez que ao invés de um buraco escuro, eles podem ver um borrão branco.
Entretanto diversos estudos feitos por empresas como a Boeing e Rolls Royce, dizem que a espiral não previne os pássaros a voarem para os motores. De acordo com eles, quando o avião está em movimento a rotação é muito rápida ela sequer seria vista. Outros estudos sugerem que sim, a espiral no motor do avião previne a colisão com os pássaros.
De qualquer forma é muito importante que os novos aviões tenham uma medida feita diretamente para ajudar a preservar vidas. Mesmo não havendo garantias com os pássaros, já é super legal haja esse alerta para os homens.
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
Os motores antigos
Os aviões mais antigos tem hélices que podem girar no sentido contrário quando está ventando muito. O que atrapalha bastante alguns tipos de motores que precisam que as hélices girem antes do combustível ser adicionado para iniciar o motor. Nesses casos a presença da espiral é útil inclusive para que a equipe técnica enxergue o lado que está girando a hélice e comunique a tripulação.
Formas e tamanhos
Essa marcação de alerta não aparece apenas como espiral, mas em diferentes formas e tamanhos. Essas marcas estão sempre no cone de rotação no centro da hélice. As marcações são aplicadas pelos fabricantes, por isso elas variem, como entre as da General Eletric e da Rolls Royce.
Fonte: Press-release B4Tcomm
Leia também: O que fazer em uma conexão longa e 8 passos para acumular milhas aéreas e voar de graça.
E aí viajantes, gostaram da curiosidade? Gostaria de ler mais curiosidades sobre aviões? Me conta tudo nos comentários! =D
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para conferir depois este post! 😉
Nossa, não tinha ideia disso! Mas é uma informação super interessante, eu fico meio tensa durante o voo e nem presto atenção em nada haha, vou prestar mais da próxima vez.
Abraços!
Gostei sim da informação. Todo conhecimento relativo à viagem é sempre relevante pra mim.
Nossa, não imaginava isso. Muito legal esta providência. Eu nem sabir que ela existia. Muito bem pensado pelas cias. Parabéns pelo post.
Nem tinha ideia. Para falar a verdade nem tinha reparado na tal espiral! ehehe tudo o que for feito para dar segurança a todos, melhor né?! 🙂
Adorei a curiosidade, não sabia disso! Achei que fosse estética. E sim adoro saber mais sobre essas máquinas voadoras.