A capital colombiana, Bogotá, é a porta de entrada e saída do país, onde ocorrem muitas conexões. Assim muita gente aproveita para conhecer a cidade por algumas horas ou até esticam a permanência por alguns dias. De uma maneira ou outra, todos se perguntam sobre o que fazer em Bogotá, por isso separei as principais atrações que essa interessante cidade tem a oferecer.
O que fazer em Bogotá Colômbia?
Cerro Monserrate
Uma das principais atrações da cidade, o Cerro Monserrate é um morro alto onde é possível ter a visão panorâmica de toda a cidade. Para subir o morro existem duas opções: fazer uma caminhada até o topo ou subir de funicular ou teleférico.
Como teleférico tem uma visão mais ampla da cidade, a fila dele é muito maior, por isso se estiver sem pressa e quiser curtir, prefira ele do que o funicular. Uma opção também é subir com um e descer com o outro, já que o preço de ambos é o mesmo e usar os dois é permitido. No geral o valor é 10.000 pesos uma trajeto e 20.000 pesos os dois, mas esse valor pode variar de acordo com datas. Confira no site os preços e horários de atendimento.
Ir pela trilha não é muito recomendável já que o desgaste por conta da altitude é bem maior. Além disso, existem relatos de assaltos na trilha.
La Candelaria
La Candelaria é o berço de Bogotá, onde ela foi fundada em 1538. Hoje é parte do centro histórico da cidade e está repleta de museus centros de arte e cultura, variedade gastronomica e artesanato.
Andar pelo bairro é bem gostoso, a sensação é de andar em uma cidade antiga e colonial. As ruazinhas são estreitas e coloridas e as casas tem telhas de barro. Esse bairro é sem dúvidas o passeio mais imperdível de tudo o que fazer em Bogotá, porque muitos dos pontos turísticos da cidade se encontram nele, como?
Plazoneta Chorro de Quevedo
Uma pequena praça cheia de vida! Ela é bem movimentada, tanto de dia, quanto de noite. Lá acontecem algumas apresentações de música, comédia e teatro na frente da igrejinha e o pessoal senta nas escadinhas para assistir.
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
Além disso a praça tem alguns restaurantes e vendedores de comidinhas de rua.
Plaza de Bolívar
A Praça mais importante e histórica da cidade, onde em uma única quadra estão o Capitólio Nacional, o Palácio da Justiça, o Palácio Liévano e a Catedral de Bogotá. Representando assim os 3 poderes, executivo, legislativo e judiciário.
É interessante fazer um tour guiado nesse local, porque existem muitos fatos históricos interessantes e importantes para a história da Colômbia que ocorreram nessa praça. Sem dúvidas um lugar que não dá para deixar de incluir na lista de o que fazer em Bogotá.
Museu Botero
Há duas quadras da Plaza Bolívar fica também o Museu Botero. A entrada é grátis e o museu abre de segunda a segunda.
Além das obras de arte do renomado artista colombiano, Fernando Botero, lá também tem alguns pátios internos floridos.
Museu Del Oro
Outro museu importante do bairro La Candelaria é o Museu del Oro, considerado um dos maiores museus de ouro do mundo.
De domingo a entrada é gratuita, mas por conta disso lota bastante. Por isso vale mais a pena pagar para entrar em outro dia da semana.
Leia mais sobre ele: Muito brilho no Museu do Ouro em Bogotá
Parque de Los Periodistas
Esse parque fica bem próximo do Museu Del Oro. Ele é bem simples, tendo apenas uma escultura no centro dele, mas é bem legal passar alguns minutinhos lá sentado. Nele temos uma visão de baixo bem legal do Cerro Monserrate
Museu Nacional da Colômbia
Esse museu é o mais antigo da história da Colômbia. Sua coleção inclui desde pinturas, esculturas até objetos. Além disso antes de ser um museu, o edifício já foi uma prisão, por isso algumas das galerias estão dentro de antigas celas.
Catedral de Sal de Zipaquirá
Fora da cidade de Bogotá, a 2 horas de distância de ônibus, a Catedral de Sal é um passeio que deve estar na lista de o que fazer em Bogotá para quem tiver mais tempo na cidade.
Não consegui ir, mas dizem que é impressionante, já que é uma construção abaixo da terra.
Conhecer os grafites de Bogotá
Uma determinada area do centro de Bogotá tem bastante grafite. É interessante conhecer essa área fazendo um tour guiado, para entender um pouco da história dos grafites e seus artistas.
Existe um tour grátis que saí do Parque de Los Periodistas todos os dias as 10h e as 14h. No final do tour é de bom tom contribuir com a quantia que você achar justa.
Também vai conhecer Cartagena? Então leia: O que fazer em Cartagena das Índias?
O que fazer em Bogotá a noite?
A noite de Bogotá é badalada e o principal bairro para isso é o Chapinero. Principalmente um lugar que chama Zona T, que tem esse nome porque é uma rua cortada pela outra. Um area bem pequena, mas agitada e segura.
Outro lugar famoso e que fica no Chapinero é o Andrés Carne de Res, que além de restaurante é também uma balada. O Prédio é uma representação do livro Inferno de Dante Alighieri e os 4 andares representam o inferno, a terra, o purgatório e o céu.
O que provar em Bogotá?
Não dá para falar sobre o que fazer em Bogotá, sem falar o que provar. A gastronomia da cidade é bem rica e para mim o que mais amei é que vende frutas por todos os cantos da cidade.
- Café
- Sucos e frutas
- Arepa
- Lechona
- Cervejas colombianas como Aguila e Club Colombia. Para quem gosta de cerveja artesanal tem a BBC também.
Veja também: Onde comer em Bogotá
Dicas sobre Bogotá Colômbia
- A água da torneira em Bogotá é potável;
- Se hidrate bastante, a altitude da cidade desidrata e resseca bastante o nariz;
- Leve um adaptador de tomada compatível com a tomada da Colômbia ou um internacional;
- Tome cuidado nos bairros do centro, principalmente a noite
Documentos necessários para ir a Colômbia
Além de conferir o que fazer em Bogotá, é importante também fazer um planejamento certinho para que ocorra tua bem na sua viagem.
Visto
Brasileiros não precisam nem de visto e nem de passaporte para entrar na Colômbia, desde que a viagem seja a turismo e que não ultrapasse 90 dias. Para isso é necessário apresentar o documento de identidade em bom estado e dentro da validade.
Vacina
Outro documento fundamental para a entrada na Colômbia é a Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela. A Vacina leva 10 dias para fazer efeito, então você deverá tomar ela com antecedência para que ela seja válida para a viagem. Depois que tomar a vacina, siga esse passo a passo da Anvisa sobre como emitir o certificado.
Seguro Viagem
O Seguro Viagem para a Colômbia não é obrigatório, mas é sempre recomendável. Eu por exemplo torci meu tornozelo andando de bike em Bogotá e tive que ir para o hospital, onde tiraram Raio-X do meu pé e enfaixaram ele. Além de me passarem a prescrição de remédios.
Para mim ter seguro foi fundamental, porque ele cobriu tudinho e inclusive reembolsa o valor gasto com medicamentos e com transporte até o hospital. Eu fechei o meu pela SegurosPromo e gostei bastante do atendimento deles.
Onde se hospedar em Bogotá?
Durante a minha estadia em Bogotá eu fiquei hospedada em hostel. Se sua pegada é mais hotel e pousadas, veja essa lista das mais bem avaliadas acomodações em Bogotá.
O hostel que eu fiquei, chama Masaya Hostel. Ele tem quatro ambientes para interagir, trabalhar, ler ou simplesmente descansar. Incluindo um bar para tomar uns drinks de noite e uma área para jogar ping pong. Todos eles são super bonitos, com uma decoração super agradável. Dois deles tem teto de vidro que deixa uma iluminação natural super gostosa!
Além de lindo, o hostel tem um serviço exemplar, com funcionários atenciosos e prestativos. Afirmo isso porque no meu segundo dia de viagem eu cai da bike e torci meu tornozelo. Eles foram super gente boa comigo, me dando gelo sempre para eu fazer compressas e um dos funcionários, o Mario, foi comprar pomada anti inflamatória para mim.
Outra coisa que vale mencionar é que o chuveiro é maravilhoso e bem quentinho e as roupas de cama são limpas e macias.
O Masaya Hostel tem tanto quartos compartilhados, como quartos privados. Os quartos compartilhados tem cortininhas em cada cama para dar privacidade, tomada do lado da cama e ainda 2 armários por pessoa.
Agora o que eu mais amei foi o café da manhã dele! Tem panquecas, geleias, omelete, pão, frutas diversas, cereais, suco e café. Eu diria que é um café melhor de que muito hotel por aí.
A localização dele também é ótima, porque fica na La Candelaria, por isso dá para conhecer vários pontos turísticos a pé.
E aí viajantes, curtiram essa relação sobre o que fazer em Bogotá?
Deixa aí suas dúvidas nos comentários ou me segue lá no insta @olhosdeturista e manda um direct com sua dúvida. Aproveita já para acompanhar o meu Mochilão pela América Central!
Não quer perder esse link? Então salva a imagem abaixo no teu Pinterest!
Pingback: San Andrés: o que fazer, quantos dias ficar, roteiro e + | Olhos de Turista