arquipélago islas san bernardo colômbia

Islas San Bernardo Colômbia: como chegar, quais ilhas visitar, onde ficar

Islas San Bernardo, um paraíso do caribe colombiano a apenas 2 horas de barco de Cartagena das Índias. Essa frase resume bem o que te espera nesse arquipélago maravilhoso pertinho da costa da Colômbia. Confira todas as dicas sobre as Islas San Bernardo nesse post: valores, como chegar, quais ilhas visitar, onde se hospedar, passeios e mais!  

Como chegar nas Islas San Bernardo?

Para chegar nas Islas San Bernardo você deverá pegar um barco saindo de Cartagena das Índias. Se você estiver indo de Medellin, saiba que há saídas também da cidade de Tolú.

O barco sai todo dia às 9h, mas é necessário reservar a ida com antecedência pelo site da Tranq It Easy. No dia do embarque reserve pessoalmente sua volta, o horário de retorno é às 12h na Casa en el Agua. Cada trecho custa 100.000 pesos e leva aproximadamente 2 horas.

Vai conhecer Cartagena? Então leia esse artigo: Cartagena das Índias o que fazer e dicas

Atenção: o máximo permitido de bagagem é de 8 kilos por pessoa.

Caso sua bagagem exceda esse peso, eu sugiro deixar uma parte das suas coisas no hostel em Cartagena ou no depósito da Tranq It Easy. Nesse caso você deverá entrar em contato com antecedência para ver se há espaço na data que você deseja ir, o valor para guardar é de 10.000 pesos.

Quais ilhas visitar do arquipélago Islas San Bernardo?

As Islas San Bernardo pertencem ao Parque Natural Nacional Rosario e tem uma área de aproximadamente 200km².

Ela é composta por 10 ilhas ao todo, que são Isla Mucura, Isla Tintipán, Isla Isla Salamanquilla, Islote Santa Cruz, Isla Maravilla, Isla Boquerón, Isla Mangle, Isla Panda, Isla Cabruna e Isla Ceycén. Porém nem todas são turísticas, sendo as principais:

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Isla Mucura

A Isla Mucura tem algumas praias, mas apenas uma praia pública. Sendo assim você poderá conhecer a praia do seu hostel/hotel e a praia pública.

A praia do hostel que eu fiquei é uma graçinha, super charmosa, mas a praia pública foi a que ganhou meu coração. A água lá é mega clarinha e super calma. Além disso, ela tem barzinhos e restaurantes pé na areia que são uma delícia!  

Isla Salamanquilla

A Isla Salamanquilla fica a uns 40 minutos de barco de onde estão a maioria das outras ilhas da Islas San Bernardo. Por isso ela é menos conhecida e isso faz dela uma ótima opção para quem procura um lugar mais sossegado e uma praia do caribe praticamente só para si! A exclusividade de lá é real, porque pouquíssimas pessoas conhecem o local.

Isla Tintinpan

A Isla Tintinpan é composta pela ilha maior e várias mini ilhas ao redor, que levam outro nome, mas são consideradas parte da Isla Tintinpan.

A playa Tintinpan é pública e por isso não é necessário se hospedar nela para conhecê-la. Por isso muitos hostels fazem um passeio de um dia até ela. O passeio sai por 25.000 pesos saindo da Isla Roots ou Casa en el Agua ou por 40.000 pesos saindo da Isla Mucura.

Isla Maravilla

A Isla Maravilla é conhecida pela prática de snorkel e todos os hostels oferecem tour até a ilha. Não é possível se hospedar lá, porque ela não é habitada. Ela costumava ser uma ilha com manguezais, mas que com o aumento do nível do mar, agora é inundada com água.

É possível fazer o passeio por 30.000 pesos saindo da Isla Roots ou Casa en el Agua ou por 35.000 pesos saindo da Isla Mucura.

Islote de Santa Cruz

O Islote de Santa Cruz é a ilha mais densamente povoada do mundo!  Já que ela tem 10 mil metros quadrados e vivem aproximadamente 700 pessoas.

Por isso e pelo estilo de vida totalmente independente que os moradores levam, muita gente tem curiosidade de conhecer a ilha. Eu não tive interesse em conhecê-la, mas é possível fazer esse tour por 20.000 pesos saindo da Isla Roots ou Casa en el Agua.

Onde se hospedar nas Islas San Bernardo?

Isla Roots Hostel

A Isla Roots é uma ilha mega pequena que pertence ao único hostel presente nela. Ela é uma daquelas ilhas pequeninas que eu citei que são próximas da Isla Tintinpan.

O lugar é uma delícia, a equipe do hostel é super bacana e entre eles sempre tem voluntários que agitam a noite por lá.

Como ela é bem pequena você acaba conhecendo todo mundo e curtindo passeios e fim de tarde com a galera.

  • Diária do hostel: rede por 70.000 pesos, quarto compartilhado por 90.000 pesos e quarto de casal privado por 225.000 pesos.
  • Café da manhã: incluso na diária
  • Refeição extra: 30.000 pesos cada

Isla Mística Hostel

O Isla Mística Hostel fica na Isla Salamanquilla e é relativamente novo. A praia do hostel é privada, por isso para conhecer a praia você deverá se hospedar no hostel.

Outra possibilidade é fazer o tour de um dia (40.000 pesos) que sai apenas da Isla Roots, já que ambos hostels são dos mesmos donos.

Eu fiz o passeio de um dia, mas me arrependi de não ter dormido lá. O lugar é realmente muito lindo e bem exclusivo, já que ainda não é muito conhecido.

  • Diária do hostel: rede por 70.000 pesos, quarto compartilhado por 100.000 pesos e quarto de casal privado por 200.000 pesos.
  • Café da manhã: incluso na diária
  • Refeição extra: 30.000 pesos cada

Hostel Isla Mucura

O Hostel Isla Mucura é o maior hostel de todos esses das Islas San Bernardo. Ele é bem aberto, com uma área verde enorme, campinho de vôlei, área comum grande, bastante quarto.

Ele tem uma praia exclusiva dele com várias redes, balanços e espreguiçadeira de madeira espalhados pela areia.

A noite lá é muito gostosa, dá para ver bem a lua e as estrelas, mas dá uma esfriadinha de noite. 

Outra coisa legal sobre se hospedar na Isla Mucura é que como a ilha não é exclusiva do Hostel Isla Mucura, você pode almoçar na praia pública e até comprar algumas coisas no mercadinho local (como bebidas, por exemplo). Ou seja, você não tem apenas a opção de consumir no hostel.

  • Diária do hostel: rede por 50.000 pesos, quarto compartilhado por 70.000 pesos e quarto de casal privado por 220.000 pesos.
  • Café da manhã: 14.000 pesos
  • Refeição extra: 25.000 pesos

Outra opção de hostel nessa mesma ilha é o Dahlandia.

Casa en el Agua

A Casa en el Agua é o hostel mais cobiçado de todos, tanto que é preciso reservar a diária lá com no mínimo 60 dias de antecedência.

Por isso eu não consegui me hospedar lá, mas fiquei em torno de 20 minutos lá fazendo uma “baldeação” para voltar para Cartagena.

Deu para sentir que é realmente muito bom. A Casa en el Agua é uma casinha suspensa na água e é bemmm pequena!

  • Diária do hostel: rede por 70.000 pesos, quarto compartilhado por 100.000 pesos e quarto de casal privado por 230.000 pesos.
  • Café da manhã: 15.000 pesos
  • Refeição extra: 30.000 pesos

Eu me hospedei 2 noites na Isla Roots e 3 noites na Isla Mucura, mas conheci e recomendo que se hospedam também na Isla Mística Hostel e na Casa en el Agua.

Atividades extras promovidas pelos hostels

Fora os passeios já citados de snorkeling na Isla Maravilha, ida à Playa Tintinpan e o tour no Islote de Santa Cruz, os hostels também oferecem as seguintes atividades:

Nadar com Plânctons

Essa é uma atividade noturna que dura por volta de 1 hora. Com a escuridão da noite é possível ver plânctons debaixo d’água. Eles são parecidos com vagalumes, exceto que são criaturas aquáticas (quem aí lembra do inimigo do Bob Esponja?)

Infelizmente esse tour não tem o mesmo potencial quando a lua está cheia, por causa da claridade.

Preço: 35.000 (Isla Mucura) e 40.000 (Isla Roots e Casa en el Agua)

Subwing

Trata-se de um esporte aquático em que você segura com as mãos uma prancha que fica amarrada a um barco. A ideia é ver o fundo do mar e tentar dominar a prancha.

Eu não cheguei a fazer essa atividade, mas me falaram que apesar de cansativa, é legal.

Preço: 50.000 (Isla Roots e Casa en el Agua) e 60.000 (Isla Mucura)

Stand Up Paddle

Nas ilhas também é possível alugar Stand Up Paddle para usar nas redondezas.

Preço: 20.000 pesos por 1 hora (Casa en el Agua) ou 25.000 pesos por tempo negociáve (Isla Mucura)

Caiaque

O mesmo vale para caiaque, para quem quiser explorar um pouquinho as redondezas.

Preço: 20.000 pesos por 1 hora (Casa en el Agua) ou 25.000 pesos por tempo negociável (Isla Mucura)

Roteiro nas Islas San Bernardo

O roteiro básico que eu sugiro é de 4 ou 5 noites. Assim, você poderá ficar um dia hospedado em cada um dos hostels que citei. O dia extra seria para visitar a Playa Tintinpan.

  • 1º Dia: chega às 11h na Isla Roots e curte o dia e a noite lá.
  • 2º Dia: pega o barco cedo e vai para Isla Mística Hostel. Curte o dia e a noite lá.
  • 3º Dia: pega o barco cedo para a Casa en el Agua. Curte o dia e a noite lá.
  • 4º Dia: pega o barco cedo para a Isla Mucura. Curte o dia e a noite lá.
  • 5º Dia: pega o barco de volta para Cartagena ou volta para Isla Roots e faz o passeio de um dia para Isla Tintinpan e dorme na Isla Roots. Volta para Cartagena no dia seguinte.

Gastos totais com todas as refeições, hospedagem (rede), transporte e alguns passeios:

  • Hospedagem: 260.000 pesos
  • Barco ida e volta Cartagena; 200.000 pesos
  • Barco entre ilhas: 80.000 pesos
  • Alimentação para 4 dias: 245.000 pesos
  • Passeio Playa Tintinpan: 25.000
  • Passeio nadar com plânctons: 35.000 pesos
  • Snorkeling Isla Maravilla: 30.000 pesos
  • Total: 875.000 por 4 dias. 

Internet nas Islas San Bernardo

Nenhum desses hostels citados desse post tem Wifi liberado para os hóspedes, exceto o Isla Roots que libera todos os dias das 18h às 19h.

Eu me mantive conectada apenas no Hostel Isla Mucura, com o chip da EasySim4u, que funcionou bem.

Dicas sobre as Islas San Bernardo

  • As próprias hospedagens fornecem o transporte de barco entre as ilhas, por isso acerte com eles na hora da reserva ou assim que chegar em cada hospedagem.
  • Os hostels citados nesse post não possuem cozinha para uso. Por isso vá preparado financeiramente para gastar os valores cobrados pelas refeições. A dica para quem quer economizar é levar água, frutas e qualquer alimento que te ajude a evitar gastar tanto nos hostels;
  • Leve um casaco, apesar de não ser frio, o vento pode incomodar um pouquinho;
  • O hostel Isla Roots tem água filtrada e café liberado;
  • Não se esqueça de levar repelente e protetor solar.

Quer conhecer mais o caribe colombiano? Então leia esse artigo: San Andrés o que fazer

E aí viajantes, o que acharam dessas dicas sobre as Islas San Bernardo?

Se tiverem qualquer dúvida podem mandar um dm no insta @olhosdeturista que eu respondo rapidinho! ?

Curtiu as dicas? Então salve o PIN abaixo para não perder esse link!

14 comentários em “Islas San Bernardo Colômbia: como chegar, quais ilhas visitar, onde ficar”

  1. Oieee! Obrigada pelas dicas…
    Uma pergunta…
    Caso decidimos nos hospedar em três ilhas dessas que vc citou, como fazemos para ir de uma a outra? Existem barcos que nos levam e nos trazem diariamente?
    Outra coisa, vou com uma criança de 6 anos que já está super acostumando a viagens roots… rs!! Vc acha tranquilo? Obrigada

    1. Oi Rejane!
      As próprias acomodações vão fornecer o transporte entre as ilhas, basta dizer que vai precisar na hora da reserva ou assim que chegar lá.
      Com relação a criança, o fato de ser roots acho tranquilo, porém acredito que algumas dessas hospedagens que eu indiquei tenham alguma restrição com relação a idade. É bom se informar antes de reservar!
      Espero ter ajudado!

  2. Oie, amei seu post, deixa eu te perguntar: eu realmente preciso me hospedar em várias ilhas? Não consigo me hospedar em uma delas e fazer os passeios para as outras?

    1. Oiee!
      Que bom que gostou Jessica! Não precisa não, mas eu acho mais gostoso dormir nelas pra aproveitar melhor o tempo em cada uma… Cada ilha tem uma vibe diferente e inclusive de noite é interessante curtir a diferença entre elas. Por isso essa é minha recomendação.

  3. Amei o post! Vou, com certeza, à Isla Mucura em novembro, em minha viagem à Colômbia. Quanto tempo mais ou menos de barco desde Cartagena? E você diria que a viagem é muito perrengue? Quero levar minha mãe junto hehe ela não tem nenhum tipo de limitação física, mas é bem fresca rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile