]
Entenda como a espiral no motor do avião serve de alerta

Curiosidades Dicas

Espiral no motor do avião serve de alerta; entenda

Você já reparou que de uns cinco, seis anos para cá os aviões estão com uma espiral no motor do avião? Pois é, a curiosidade de algumas pessoas fez a KLM revelar o mistério e para mim foi uma surpresa boa! Veja o porquê:

A espiral no motor do avião serve de alerta para pessoas e talvez para os pássaros não se aproximarem dela, o que é extremamente perigoso.

Imagem mostrando a espiral no motor do avião.
Reprodução KLM.

Para o homem isso funciona de maneira mais certeira já que a equipe de terra entende que se a espiral está girando é porque o motor está ligado. A espiral aparece como um borrão branco ou se o motor estiver em rotação menor, a visão é de uma espiral girando de modo hipnotizante. Então você me pergunta, mas as pessoas não conseguem ouvir o barulho alto do motor? Embora o som seja alto, quando há vários motores ligados na pista ao mesmo tempo, acaba ficando difícil saber exatamente qual está funcionando e qual não está.

Leia Também: 5 dicas infalíveis para quem tem medo de viajar de avião

 

E para os pássaros?

 

No caso dos pássaros, ainda não há comprovação científica que a espiral realmente ajude a evitar colisões. Apesar disso podemos presumir que o movimento da espiral alerte-os para desviar a rota de voo, uma vez que ao invés de um buraco escuro, eles podem ver um borrão branco.

Conheça também o canal no YouTube:

Entretanto diversos estudos feitos por empresas como a Boeing e Rolls Royce, dizem que a espiral não previne os pássaros a voarem para os motores. De acordo com eles, quando o avião está em movimento a rotação é muito rápida ela sequer seria vista. Outros estudos sugerem que sim, a espiral no motor do avião previne a colisão com os pássaros.

De qualquer forma é muito importante que os novos aviões tenham uma medida feita diretamente para ajudar a preservar vidas. Mesmo não havendo garantias com os pássaros, já é super  legal haja esse alerta para os homens.

 

Os motores antigos

 

Os aviões mais antigos tem hélices que podem girar no sentido contrário quando está ventando muito. O que atrapalha bastante alguns tipos de motores que precisam que as hélices girem antes do combustível ser adicionado para iniciar o motor. Nesses casos a presença da espiral é útil inclusive para que a equipe técnica enxergue o lado que está girando a hélice e comunique a tripulação.  

 

Formas e tamanhos

 

Formas e tamanhos da espiral no motor do avião
Reprodução KLM.

Essa marcação de alerta não aparece apenas como espiral, mas em diferentes formas e tamanhos. Essas marcas estão sempre no cone de rotação no centro da hélice. As marcações são aplicadas pelos fabricantes, por isso elas variem, como entre as da General Eletric e da Rolls Royce.

Fonte: Press-release B4Tcomm

Leia também: 8 passos para acumular milhas aéreas e voar de graça.

E aí viajantes, gostaram da curiosidade? Gostaria de ler mais curiosidades sobre aviões? Me conta tudo nos comentários! =D

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para conferir depois este post! 😉

Já reparou que de uns cinco, seis anos para cá os aviões estão com uma espiral no motor do avião? Pois é, essa espiral é um alerta, entenda como!
Créditos KLM.
VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Hospedagem: Booking.com, Hotéis.com e AirBnb 
Seguro Viagem Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
    Aluguel de Carro: Rentcars.com 
  Ingressos e Passeios: Viator, Ticketbar e TourOn
 Câmbio: TransferWise

Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Comente esse post!

Comentários (5)

  1. Nossa, não tinha ideia disso! Mas é uma informação super interessante, eu fico meio tensa durante o voo e nem presto atenção em nada haha, vou prestar mais da próxima vez.
    Abraços!

  2. Nossa, não imaginava isso. Muito legal esta providência. Eu nem sabir que ela existia. Muito bem pensado pelas cias. Parabéns pelo post.

  3. Nem tinha ideia. Para falar a verdade nem tinha reparado na tal espiral! ehehe tudo o que for feito para dar segurança a todos, melhor né?! 🙂