Praticar o ecoturismo é ter amor a natureza e a vida

7 atitudes que você precisa ter para praticar o ecoturismo

Viajar é bom demais e praticamente todo mundo gosta, certo? Há quem goste de praia, quem prefira campo e há ainda quem prefira destinos urbanos. Mas será que todos sabem como praticar o ecoturismo?O destino no final das contas não interessa, afinal gosto cada um tem o seu. O que vale mesmo é o comportamento do turista e das empresas que de algum modo fazem parte da experiência turística. Mas hoje estou aqui para falar mais especificamente com você turista (seja mochileiro, viajante ou turista tradicional), porque precisamos cada vez mais fazer nossa parte no ecoturismo.

Tem muita gente que ama viajar, que diz valorizar as coisas simples da vida e que já conheceu vários países e outras culturas. Esse é o tipo de pessoa que geralmente muitos admiram, mas quando damos aquela olhada mais de perto, percebemos que tem coisa que não bate, como:

  • Amar os animais, mas não respeitar os direitos deles;
  • Amar a natureza, mas pegar uma pedra bonita que viu no meio do caminho;
  • Amar conhecer novas culturas, mas não respeitar as diferenças.

E por aí vai!
De nada adianta amar viajar, amar a natureza e amar pessoas se você não praticar o ecoturismo. Se você é realmente um amante da vida e da natureza, mas já cometeu alguma das atitudes que eu listei, não se sinta ofendido e nem fique triste. Eu mesma já agi algumas vezes assim na minha vida.
Por isso eu resolvi trazer esse tema para o blog e ainda criei a categoria de “Turismo Sustentável”. Muitas vezes cometemos algumas atitudes contraditórias simplesmente por falta de informação. Às vezes até temos uma noção sobre um ideal, mas precisamos daquele estalo de alguém afirmar o que no final das contas já estava dentro da gente.


Coração na natureza
Foto retirada da internet.

Mas o que é o Ecoturismo?

Segundo a definição da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.
Trocando em miúdos, o ecoturismo é um turismo mais “consciente”. Para ele acontecer as pessoas e as empresas devem respeitar a natureza, o patrimônio cultural, além das diferenças sociais e culturais das populações e ainda utilizar o turismo como fonte de incentivo para mais pessoas aderirem a “causa”.

Como praticar o ecoturismo?


Então vem a pergunta que não quer calar, o que raios eu tenho que fazer para fazer parte disso tudo? Calma lá, porque é por isso mesmo que eu separei 7 atitudes que você precisa ter para praticar o ecoturismo:

1 – Respeite os animais

 

Animal fofo
Reprodução do Instagram @babyanmals

Respeitar os animais pode parecer um pouco clichê para alguns. Mas é inevitável galera, só é clichê porque todo mundo sabe que devemos respeitar os animais. O problema é que parece que só essa informação pode ser um pouco vaga para alguns, já que tem muita contradição por aí como pessoas que amam os animais, mas:

  • Alimentam os animais com comida imprópria;
  • Tiram animais silvestres do habitat natural;
  • Participam de atrações com animais silvestres, como montar elefantes;
  • Participam de eventos que aprisionam e maltratam animais, como alguns zoológicos e touradas;
  • Etc.

2 – Não recolha nada da natureza

 

Sério galera, pode parecer bobeira, mas vocês conhecem o efeito borboleta?

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

É uma teoria que diz que o simples bater de asas de uma borboleta pode mudar o curso natural das coisas, talvez chegando até a provocar um tufão do outro lado do mundo.
Ou seja, imagine o impacto que recolher algo da natureza pode causar a ela, sendo que nossa presença em si já gera impactos ambientais como os caminhos das trilhas e o espanto de alguns animais.
Quem nunca pegou uma concha ou uma pedra na praia não é? Mas imagina só, se especialista apontam o como essas coisas são negativas, porque arriscar o bem estar da natureza por um simples capricho?

Além disso não tem nada melhor do que a fotografia para guardar e registrar aqueles momentos lindos! Que tal?

Praticar o ecoturismo: Placa de mandamentos de proteção a natureza
Foto retirada da internet.

3 – Não deixe nada na natureza

 

Se não podemos retirar nada da natureza, quem dirá deixar algo nela não é mesmo?

Jogar lixo no chão além de crime ambiental é total falta de educação. O pior é que todo mundo sabe disso mas ainda tem muita gente que faz.
Apesar de esse ser um assunto velho ainda preciso separar alguns pontos importantes que talvez não sejam tão claros:

  • Atenção com o uso de produtos químicos que prejudicam a natureza, como protetor solar, bronzeador, sabonetes, shampoos, etc. Já existem algumas marcas que fazem produtos feitos com produtos naturais. Você pode encontrar algumas indicações no site do EcoD;
  • Parem de jogar bituca de cigarro no chão pelo amor de Deus. Além de também ser lixo ainda pode causar um incêndio.

Simplificando, a natureza é feita para ser contemplada, admirada e respeitada ao usufruirmos de uma deliciosa cachoeira.

4 – Respeite a cultura e a diversidade local

 

Diferenças socioambientais
Quadro “Operários” da Tarsila do Amaral.

Isso mesmo, praticar ecoturismo não se trata apenas de respeitar a natureza, mas também o próximo. Afinal, pessoas também fazem parte da natureza. Para isso é fundamental respeitar as diferenças culturais e sociais nas nossas viagens.

Além de respeitar, precisamos também nos informar dos hábitos dos cidadãos daquela região para não sermos desrespeitosos sem querer.

Você sabia por exemplo que na Austrália o sinal de V com os dedos que aqui indica paz e amor, lá significa “dane-se”? O pior é que tem muitas divergências como essa em diversos países.

Veja também essa reflexão que o blog Let’s Fly Away fez sobre viagem e respeito cultural!

 

5 – Dispense a troca diária de toalhas na hospedagem

 

Água e planeta terra
Fonte: worldwaterforum7.org

Economizar água também não é novidade para ninguém, mas aí na hora de viajar parece que as pessoas esquecem isso. Então bora mais uma vez praticar o ecoturismo: peça para não trocarem suas toalhas e roupa de cama diariamente. Vamos combinar que, no geral, não é realmente necessário né?
Não se esqueça também de desligar a luz e o ar condicionado quando for sair. Mesmo se você estiver hospedado em hostel, se não tiver mais ninguém no quarto, não tem porque deixar ligado não é mesmo?

 

6 – escolha empresas com compromissos socioambientais

 

Se for viajar através de agência de viagem, escolha aquelas que tenham comprometimento em preservar a natureza e a cultura local. O mesmo vale para hotéis, pousadas, campings e afins.
Essa é uma maneira ótima até de saber se você está participando de atividades que não maltratam os animais ou prejudicam a natureza. Muitas delas podem estar inclusive levantando fundos para proteção ambiental.

 

7 – não se arrisque

 

Muito cuidado para não ficar em áreas de risco, como passar de limites proibidos ou ficar muito próximo de precipícios.

Respeite seus limites. Se informe sobre as atividades e sobre os níveis das trilhas antes de decidir fazê-las. Praticar o ecoturismo também é levar a sério a sua saúde e das demais pessoas.

E aí viajantes, prontos para começar a praticar o ecoturismo? Ou já praticavam?

Conhecem mais atitudes importantes que deveriam estar nessa lista? Discordam de algum item? Conta tudo para mim nos comentários! 😀

 

Fontes:

http://abeta.tur.br

http://viajarverde.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.